Assuntos EducacionaisLudicidade e Educação

Projeto Cultura Afro-Brasileira.

O Projeto Cultura Afro-Brasileira de que se trata esse artigo tem como objetivo principal enfatizar a importância dessa cultura em nossa sociedade. Bem como difundir o respeito aos negros e sua rica cultura.

Esse projeto pode ser trabalhado durante a semana da Consciência Negra. Bem como outra oportunidade em que o professor necessite conscientizar seus alunos quanto à valorização do negro na sociedade.

Certamente a cicatriz mais perversa da nossa história social e cultural, sem dúvidas são os 300 anos de escravidão. Onde nossos semelhantes foram tirados  de sua terra e de seus sonhos. E forçados a atravessar o Atlântico em condições desumanas para terem sua carne e seu espírito transformados em mercadoria em nome do capitalismo.

Mas não podemos enxergar nossos irmãos negros apenas pela ótica da escravidão.  Antes de se tornarem escravos eles eram um povo com uma diversidade cultural muito rica.

A influência da cultura Africana no Brasil

A influência cultural da matriz africana certamente pode ser vista nas mais diversas esferas da cultura brasileira.

Os africanos contribuíram em muitos aspectos tais como: arte, música, culinária, dança, vestimenta, linguagem, etc. E então podemos encontrar essas referências em vários estados brasileiros como: Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Por isso nosso projeto propõe aos alunos uma pesquisa sobre essa cultura tão rica no nosso país, explorando a cultura afro-brasileira em cada região. Para assim levar os alunos a explorar a cultura e a história dos negros no Brasil.

Projeto Cultura Afro-Brasileira

Título do projeto: Cultura Afro-Brasileira – Um baú de tesouros regionais;

Justificativa: Trabalhar esse tema justifica-se por trazer ao contexto escolar a luta pela promoção da cidadania plena por meio de práticas educacionais. Pois suas abordagens posicionam a escola na luta direta contra as práticas de preconceito tanto racial, quanto cultural.

Objetivos:

1: Valorizar a cultura afro-brasileira por meio da representação positiva do legado histórico, social e cultural.

2: Mobilizar o coletivo da escola na realização de ações educativas que favoreçam o reconhecimento, a valorização e respeito à cultura afro-brasileira.

3: Mostrar a importância da cultura afro-brasileira na sociedade, bem como a contribuição dos negros escravos para essa cultura, a fim de inibir as práticas de preconceito.

Metodologia:

O projeto será desenvolvido para ser aplicado nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Sendo interdisciplinar com Geografia e Língua Portuguesa. Pois será feita uma pesquisa sobre a cultura afro-brasileira em cada região do Brasil. a turma será dividida em 5 grupos e cada grupo será responsável por pesquisar a cultura afro-brasileira em uma região. Será apresentado e discutido com a turma os resultados obtidos nas pesquisas. A culminância do projeto será uma feira cultural, assim será apresentado para a comunidade escolar a cultura afro-brasileira em cada região do país.(pode-se fazer pratos típicos, apresentação de dança e música, artes, etc.

1° passo: Organizar o baú onde serão colocadas as pesquisas sobre a cultura afro-brasileira. ( Esse ato de guardar em um baú serve para mostrar aos alunos que a cultura negra é como um tesouro. Assim enfatizamos suas ricas contribuições para a sociedade em geral e promovemos o respeito à essa cultura riquíssima).

2° passo: Elaborar o roteiro de pesquisa. Que pode ter: O que é a Cultura Afro-Brasileira; Costumes; Culinária; Dança; Arte; Música. (aqui os alunos seguirão o roteiro para pesquisar sobre a cultura afro-brasileira em cada Região Brasileira).

3° passo: Apresentação do projeto aos alunos e separação dos grupos para pesquisa.

4° passo: Apresentação dos resultados das pesquisas, e preparação para a culminância do projeto (feira cultural).

5° passo: Culminância do projeto com a feira cultural.

Concluindo…

Na escola não podemos limitar a história negra somente à escravidão, precisamos sim explorar a cultura e a história afro-brasileira. Pois temos muito negros e afrodescendentes que se destacam no cenário nacional e mundial como artistas, músicos, artesãos, professores, presidentes, etc.

Esse é um tema muito importante de ser trabalhado pois existe ainda muito preconceito racial entre as crianças. E muitas vezes isso pode ocorrer por falta de conhecimento à rica cultura dos negros e suas contribuições para a nossa cultura de hoje.

Lembrando que este projeto é apenas uma dica e pode ser adaptado de acordo com a turma que você está lecionando e com a realidade da sua escola.

Leia também Como trabalhar com projetos na fase de Alfabetização.

Esse conteúdo ajudou você? Então já deixa aqui um comentário me contando se você gosta de trabalhar com projetos?

Siga nossas redes sociais

Como trabalhar com projetos na fase de alfabetização
@pedagogantenada
pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *