Alfabetização e Letramento

Como identificar os níveis de escrita da criança?

No artigo de hoje você vai aprender quais são e como identificar os níveis de escrita da criança na fase de alfabetização.

Sempre que o professor inicia o ano com uma nova turma do ciclo de alfabetização é importante realizar uma Avaliação Diagnóstica. Que pode ser um ditado ilustrado ou um ditado com palavras do mesmo campo semântico (de significado, por exemplo: comida ). É relevante ditar uma frase simples contendo uma dessas palavras.

As avaliações diagnósticas de hipótese de escrita devem ser periódicas, pois com elas o professor descobre as dificuldades e investiga as aprendizagens dos alunos.

Por isso é importante conhecer os níveis de escrita para diagnosticar em que hipótese de escrita cada criança se encontra e preparar o planejamento a ser trabalhado com essa turma.

E assim de acordo com o resultado da avaliação diagnóstica o professor prepara as atividades e realiza as intervenções necessárias caso algum aluno esteja muito atrasado.

Quais são níveis de escrita da criança?

Existem 4 níveis de aprendizagem que as crianças podem passar, mas é importante lembrar que têm crianças que não passam por todos os níveis.

Você verá abaixo cada nível de escrita e um exemplo de uma atividade em cada hipótese de escrita.

NÍVEL PRÉ-SILÁBICO

É quando criança já utiliza letras “para escrever” , porém essas letras não apresentam uma correspondência grafema/fonema. Ou seja não representa o som da palavra e nem se encontram divididas em sílabas.

Nassa fase a criança ainda não compreendeu/assimilou que as palavras são divididas em pedacinhos menores ( as sílabas). Então elas escrevem letras aleatórias para representar a palavra.

Veja no exemplo abaixo.

hipótese de escrita

NÍVEL SILÁBICO

Esse nível é quando a criança já compreendeu/assimilou que as palavras se dividem em pedacinho menores (as sílabas). Então elas escrevem uma letra para representar cada sílaba.

A criança nessa fase pode apresentar 2 níveis de escrita.

O Silábico sem valor sonoro: é quando a criança usa uma letra aleatória para representar a sílaba sem correspondência sonora com a palavra.

O Silábico com valor sonoro: é quando a criança usa uma letra que tenha correspondência sonora com a palavra para representar a sílaba. Ela pode atribuir o valor sonoro à vogal, ou a consoante

Veja nos exemplos abaixo.

nível silábico

NÍVEL SILÁBICO ALFABÉTICO

Nesse nível a criança já observa os sonzinhos no interior das sílabas, e já usa duas ou mais letras para escrever as sílabas. Porém pode ocorrer da criança usar apenas uma letra para escrever determinada sílaba.

Nesse nível a criança já compreende que cada pedaço (sílaba) da palavra possui mais de um som, que é notado e representado por letras diferentes numa mesma sílaba.

Veja o exemplo abaixo.

nível silábico alfabético

NÍVEL ALFABÉTICO

Nesse nível a criança já se apropriou do Sistema de Escrita Alfabética (SEA), ou seja, já consegue escrever as letras que representam cada sílaba. Mesmo assim a criança ainda pode cometer muitos erros ortográficos trocando letras que possuem sons parecidos ou iguais.

É importante ter em mente que uma criança estar em nível alfabético não quer dizer que ela está alfabetizada, porque mesmo já tendo se apropriado do Sistema de Escrita Alfabética. Pois para ser considerada alfabetizada a criança precisa ser capaz de ler e compreender o que está lendo, além de ser capaz de produzir pequenos textos.

Veja no exemplo abaixo.

como identificar os níveis de escrita da criança

Você precisa de atividades lúdicas que trabalhe cada fase de escrita do seu aluno? Então veja nossa apostila de atividades ” Níveis de escrita”

CONCLUINDO…

As escritas espontâneas são um poderoso aliado do professor na avaliação da construção de hipótese de escrita pela criança. Assim é muito importante o professor realizar uma avaliação diagnóstica e saber como identificar os níveis de escrita da criança. Pois essa avaliação irá nortear o trabalho do professor com essa turma.

Ao realizar essa avaliação o professor certamente irá se deparar com uma turma onde crianças de mesma idade podem apresentar hipóteses de escrita diferente. É importante lembrar que cada criança é diferente e seu processo de aprendizado também.

Após realizar a avaliação diagnóstica e descobrir a hipótese de escrita em que se encontra o aluno. O professor deve utilizar as informações colhidas para planejar atividades que ajudem os seus alunos avançarem no processo de aquisição do Sistema de Escrita Alfabética.

Veja também Jogos pedagógicos para alfabetização

2 comentários sobre “Como identificar os níveis de escrita da criança?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *