A Importância da Literatura no desenvolvimento da linguagem
A importância da literatura no desenvolvimento da linguagem vem sendo objeto de debate no meio escolar e vem sendo tema de estudo de vários educadores.
Mesmo o Brasil tendo vários escritores famosos como: Monteiro Lobato, Ziraldo, Maurício de Souza, Cecília Meireles entre outros. As crianças chegam a Educação Infantil que é a primeira etapa da educação básica com pouco ou nenhum contato com um livro infantil. Isso devido ao avanço da tecnologia presente na vida das crianças cada vez mais cedo.
Assim a grande preocupação dos professores desta faixa etária seria como inserir a literatura de maneira lúdica no cotidiano escolar. Bem como utilizar a literatura como ferramenta pedagógica para auxiliar no desenvolvimento da linguagem das crianças.
Por isso queremos mostrar a importância da literatura para o desenvolvimento da linguagem das crianças na Educação Infantil e Séries Iniciais. Pois o contato que a criança vem a nutrir com a literatura quando feito de maneira intencional com fins pedagógicos facilita o processo de aprendizagem e o desenvolvimento da criança em relação à linguagem oral e escrita.
Assim esse artigo visa mostrar que a literatura não deve ser vista pelo educador como um mero passa tempo, e sim como uma poderosa ferramenta pedagógica. Por isso o contato com a leitura deve acontecer desde as primeiras etapas da educação básica.
A Ludicidade e o desenvolvimento da linguagem
A ludicidade e a literatura são alvo de estudo de vários autores, devido à sua importância no desenvolvimento da linguagem da criança.
A linguagem é uma ferramenta mediadora entre as relações sociais da criança com o ambiente em que está inserida. A literatura infantil irá servir como instrumento para que sua linguagem seja amplificada de forma prazerosa e divertida.
A linguagem da criança na Educação Infantil e das Séries Iniciais se desenvolve através da interação da mesma com livros, histórias, recontos, narrativas, etc. Assim é preciso buscar alternativas lúdicas que despertem nas crianças o prazer de se tornarem leitores e futuramente escritores.
Antes de ler e escrever as primeiras letras a criança já participa dos processos envolvidos nessa aquisição. Ela percebe, analisa e formula suas hipóteses sobre a leitura e a escrita a que está exposta em seu cotidiano. Através da literatura a criança é desafiada como ser humano a expressar seus pensamentos e opiniões, desenvolvendo assim sua linguagem.
Para que se desenvolva a linguagem oral e escrita, a forma de trabalhar o texto literário no contexto escolar deve estar de acordo com a perspectiva social e cultural e de formação da criança. E deve ser trabalhada de maneira lúdica e prazerosa, a fim de despertar o gosto da criança pela leitura.
Qual a Importância da literatura no desenvolvimento da linguagem?
A importância da literatura no desenvolvimento da linguagem da criança, se dá pois a interação com a mesma possibilita uma formação rica em aspectos lúdicos, imaginativos e simbólicos.
Assim a Literatura Infantil, na sua prática, desperta o interesse e a atenção das crianças, desenvolvendo a imaginação, a criatividade, a expressão das ideias.
De acordo com vários estudos realizados o educador deve usar a literatura como auxílio pedagógico, no seu cotidiano escolar. Pois a criança desenvolve sua linguagem através da escuta de histórias, da participação de narrativas, tendo momentos em que pode falar e ouvir, etc.
A literatura utilizada como recurso pedagógico favorece de maneira significativa a prática docente. Pois a escuta de histórias estimula a imaginação da criança ao passo que educa, instrui e desenvolve habilidades cognitivas.
Sendo assim, a literatura dinamiza o processo de leitura e escrita, além de ser uma atividade lúdica e interativa que potencializa o desenvolvimento da linguagem. (veja mais em O Lúdico no processo de alfabetização)
Concluindo…
Através da literatura a criança aprende a lidar com emoções importantes, como a raiva, a tristeza, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranquilidade. O que facilita o desenvolvimento da sua linguagem.
Neste contexto o papel do professor é saber planejar, organizar e mediar esses momentos de leitura. Já que trabalhar com literatura é desafiador e motivador ao mesmo tempo. Uma vez que o professor antes de aplicar qualquer atividade na sala de aula deve conhecer a realidade em que seu aluno está inserido, e seu nível de aprendizagem favorecendo o aprendizado.
As atividades com literatura, quando são feitas pelos professores de forma lúdica, deixam os contatos com a leitura mais agradáveis e divertidos. Assim o contato frequente das crianças com a literatura auxilia no desenvolvimento da linguagem seja ela oral ou escrita.
SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS


